Rim

Infecção Renal

Infecção Renal (pielonefrite aguda ou crónica)

 

A infecção do rim é uma doença séria e potencialmente perigosa se não for tratada a tempo e com a atenção necessária. Por norma atinge maioritariamente o sexo feminino sendo os agentes patogénicos mais comuns algumas bactérias que habitam no trato intestinal e que por algum motivo conseguem ultrapassar as barreiras de defesas naturais do organismo e subir pela uretra, passando pela bexiga até ao rim.

Os sintomas são normalmente dor a urinar, aumento da frequência urinária, sensação de peso em cima da bexiga, sangue na urina (hematúria), dor no flanco em moedeira, febre acima de 38ºC, fraqueza generalizada e arrepios de frio. Os exames de diagnóstico, realizados numa primeira etapa de tratamento destinam-se a otimizar a terapêutica e excluir complicações graves (análise à urina e sangue e ecografia renal e bexiga e/ou TAC abdominal e pélvico.

TRATAMENTOS

O início do tratamento não deve ser atrasado enquanto se aguarda pelos resultados da urina ou sangue, devendo-se iniciar de uma forma empírica (ou seja com uso de antibiótico destinado aos agentes bacteriológicos mais comuns). Este tratamento consiste no uso sensato de antibiótico (por via oral ou endovenosa) associado a medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos por um período mínimo de 10-14 dias 1. nice.org.uk/guidance/ipg136. 2005:1-6. 2. www.nice.org.uk/guidance/ng118. 2019