Bexiga

O que é e para que serve?

A bexiga é o órgão responsável por receber através dos ureteres (um esquerdo e um direito) a urina que é produzida nos rins e armazena-la até à altura em que é expelida pela uretra para o exterior. Estes dois processos do ciclo da micção devem ser efetuados em sincronia e sem esforço ou queixas. Várias doenças podem afetar este órgão e consequentemente dar origem a sintomas (ex. dor ou aumento da frequência urinária) ou sinais (ex. presença de sangue na urina).

Cancro da bexiga

- Tumores da bexiga -

O sintoma chave desta doença é o aparecimento de sangue na urina (hematúria). Por vezes podem ocorrer queixas mais incomuns como aumento da frequência de urinar, ardor ou desconforto a urinar, urgência urinária (que é um vontade súbita e incapaz de ser adiada de urinar).

Incontinência urinária

- Perda de urina -

A incontinência urinária é um problema que atinge e embaraça uma grande parte da população. Fruto deste embaraço a procura da ajuda é muitas vezes atrasada ou mesmo negligenciada perpetuando o problema e excluindo a pessoa da sociedade e das atividades de que gosta. A incontinência atinge ambos os sexos sendo que o sexo feminino é o mais afetado. Na sua origem estão diversos fatores tais como idade, estado hormonal, cirurgias e partos prévios entre outros.

Infeção urinária

- Cistite -

As infeções urinárias da bexiga são muito comuns em mulheres mas não devem ser ignoradas ou desvalorizadas. São uma patologia que pode resultar numa diminuição da qualidade de vida de quem sofre e fonte de complicações sérias se não tratadas atempadamente. O uso indiscriminado de antibióticos é perigoso e deve ser evitado.

Outras Especialidades